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O que fazer e o que não fazer no marketing jurídico

por

Thatna Dias

22/07/24

Artigos

"Construir uma marca é uma tarefa desafiadora e frequentemente negligenciado pelos escritórios de advocacia. A reputação de uma marca desempenha um papel crucial para sua construção e desenvolvimento."

- Thatna Dias

Construir uma marca é uma tarefa desafiadora e frequentemente negligenciado pelos escritórios de advocacia. A reputação de uma marca desempenha um papel crucial para sua construção e desenvolvimento. Diariamente, contratamos serviços e adquirimos produtos; o consumidor, cada vez mais exigente, avalia diversos fatores antes de tomar sua decisão final. A construção de uma marca envolve diversos elementos que se unem para proporcionar ao cliente: qualidade, conhecimentos especializados e atendimento às suas expectativas. Essas expectativas são moldadas por um histórico de interações, seja com a sociedade ou seus advogados, pelas opiniões de colegas e da forma como o escritório de advocacia se apresenta nos pontos de contato do marketing e do desenvolvimento empresarial.

Quanto mais os colaboradores do escritório, que representam e promovem a sociedade diariamente, estiverem preparados para destacar seus pontos fortes, mais robusta será a marca. Uma marca sólida gera oportunidades e um futuro mais sustentável. Um escritório com uma marca forte atrai mais solicitações de informações e suas abordagens a potenciais clientes são recebidas de forma mais positiva.

A construção de uma marca leva anos, muitas vezes décadas, especialmente em um setor tão tradicional como o da advocacia. Os clientes, por natureza avessos ao risco, frequentemente resistem a trocar de consultor jurídico. No entanto, com a nova geração entrando no mercado, algumas mudanças estão ocorrendo. Os clientes estão mais abertos a experimentar novas opções, e alguns escritórios já estão sentindo essa pressão.

A marca como ferramenta estratégica

A marca vai além de uma mera decoração; é uma ferramenta estratégica que pode impulsionar o crescimento, a rentabilidade e o desempenho do seu escritório jurídico. Para entender o papel da marca, é essencial reconhecer que toda empresa possui uma. Uma marca proporciona uma identidade coletiva para as pessoas que trabalham em um escritório de advocacia.

Essa identidade vai muito além de um simples nome e geralmente está associada a um ou mais atributos diferentes, que podem ser tanto positivos quanto negativos. Por exemplo, “excelência em fusões e aquisições”, “presença internacional e renomada”, e “especialização em regulamentação” são elementos da marca. Essas percepções são formadas por partes externas e podem ser precisas ou imprecisas, variando em algum ponto intermediário. No entanto, o que importa é que a percepção coletiva do seu mercado-alvo define a sua marca. Em um mercado competitivo como o da advocacia, essa identidade coletiva determinará o seu sucesso a curto prazo.

A marca deve ser um investimento contínuo.

Existem momentos críticos no desenvolvimento de um escritório em que é especialmente importante prestar atenção à sua marca. Geralmente, esses momentos estão relacionados a alguma forma de mudança que requer uma atualização no mercado para compreender todo o potencial da nova oferta e como ela pode atender às necessidades dos clientes. Exemplos de fatores de mudança incluem uma nova localização do escritório, o lançamento de uma nova área de prática ou contratações significativas, a implementação de um novo sistema ou uma fusão. Durante esses períodos de transição, é fundamental comunicar efetivamente como essas mudanças fortalecem a marca e beneficiam os clientes.”

Para escritórios que estão constantemente desenvolvendo suas práticas, a marca deve ser considerada um investimento contínuo. Elevar a posição de mercado para um novo patamar exige um investimento substancial e uma estratégia de marca inteligente e de longo prazo. Isso implica não apenas em criar uma identidade forte, mas também em mantê-la relevante e em sintonia com as mudanças do mercado e das necessidades dos clientes ao longo do tempo.

Marketing e desenvolvimento da marca

Alguns escritórios se destacam como super marcas, possuindo uma reputação e reconhecimento que excedem sua dimensão esperada. Esses escritórios são lembrados não apenas pela excelência no mercado específico em que atuam, mas também pelo seu marketing eficaz e pelo relacionamento sólido com os clientes. Por outro lado, marcas mais fracas são reconhecidas apenas pelo contato direto com o cliente e não recebem o mesmo impulso de marketing, o que limita sua visibilidade e influência no mercado. Essa disparidade destaca a importância de investir em estratégias de marca sólidas e consistentes para alcançar um reconhecimento e uma reputação significativos. Desenvolver conteúdos bem estruturados alinhados com a estratégia da marca, garantindo a criação de material bilíngue de alta qualidade conforme os objetivos do escritório. Aqui na Leal, contamos com um time especializado em estratégia de conteúdo e tradução.

O marketing jurídico abrange uma variedade de fatores diferentes. No nível mais alto, inclui estratégias de publicidade, patrocínio e imprensa. No nível intermediário, estão fatores como compartilhamento de conhecimento, atualizações jurídicas e realização de seminários. No nível mais básico, está a forma como os advogados interagem com as partes interessadas e como efetivamente transmitem as principais mensagens de posicionamento do escritório; em outras palavras, como “vendem” o escritório. A abordagem mais eficaz é aquela em que todos esses esforços trabalham em conjunto, reforçando e demonstrando o mesmo posicionamento.

Construir uma marca de sucesso

O que fazer

  1. Estabelecer uma visão clara do que o escritório é agora e do seu potencial futuro.
  2. Desenvolver estratégias inteligentes baseadas na escuta atenta dos clientes e dos funcionários, utilizando informações de mercado e uma avaliação honesta dos pontos fortes genuínos do escritório.
  3. Comprometer-se com o investimento necessário a longo prazo para fortalecer a marca e alcançar os objetivos estabelecidos.
  4. Fornecer o suporte necessário aos colaboradores para que possam ajustar seus comportamentos e tornar a proposta do escritório autêntica e coerente com sua visão e valores.

O que não fazer

  1. Incluir informações sobre honorários advocatícios e opções de pagamento em materiais informativos.
  2. Distribuir gratificações, cartões de visita e materiais promocionais em locais públicos, salvo em eventos de interesse jurídico;
  3. Evitar o uso de frases ou expressões persuasivas de auto-promoção ou comparação que possam ser interpretadas como antiéticas ou enganosas.
  4. Não divulgar anúncios ostensivos.