O Brasil é o 3º maior país do mundo em número de advogados e este ano deve atingir a marca de 2 milhões de inscritos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), então como se destacar no meio jurídico em um mercado tão concorrido e saturado?
Hoje o marketing jurídico existe para fazer a diferença no universo da advocacia. Ele busca a fórmula para atrair pessoas, relacionamentos profissionais e alcançar visibilidade, além de estar se desenvolvendo cada vez mais (apesar dos obstáculos para lidar com essa área tão diferente).
Com advogados fazendo uso do marketing jurídico com a mesma relevância que tratam o próprio trabalho, ter um profissional de Relações Públicas no escritório é fundamental para a realização de um marketing jurídico efetivo. Sempre atento as mudanças e novidades do mercado em questão, esse profissional possui um papel estratégico de comunicação e constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos, além disso, é ele quem analisa a situação de diversos ângulos e traça um plano adequado para atender as necessidades do negócio – o que contribui para o sucesso da empresa.
Dentro de um escritório de advocacia, é o profissional de Relações Públicas que fica à frente de melhorar a comunicação com o público-alvo e estruturar a comunicação interna para que os funcionários entendam a cultura e as políticas da organização – ou seja, conheçam a história e acreditem que o que fazem é importante, que tem um propósito. Isso tudo gera desenvolvimento de talentos, auxilia no planejamento e execução de metas.
Vale ressaltar que o trabalho de um profissional de comunicação em um escritório é diferente do que em outras organizações devido às regras do Código de Ética da OAB, que foca no relacionamento com o cliente e não na venda do serviço com chamadas agressivas e divulgação de valores. Inclusive, o artigo 28 do Código determina que:
Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
Aproveitando o que determina o código sobre conduta a ser adotada para divulgação de serviços advocatícios, outro ponto importante a ser tratado é sobre prospecção de clientes, que, em grande parte, é feita por indicação. Hoje, as pessoas precisam colocar seus processos nas mãos de pessoas bem recomendadas e de confiança e o caminho mais assertivo para ser procurado por elas é estabelecer relacionamentos duradouros com seus atuais clientes. Essas ações, por sua vez, também são de responsabilidade de um profissional de Relações Públicas, que são incumbidos por manter uma identidade visual sólida e coerente (essencial para transmitir confiança) e cuidar de questões de crise (trabalho feito para manter uma boa reputação do escritório no mercado).
Atualmente, muitos são os conflitos sociais e demandas jurídicas, inclusive polêmicas, que despertam comoção social e interferem na vida das pessoas e a sociedade exige constantes esclarecimentos. Isso acontece principalmente com questões relacionadas a direito do consumidor, comércio via internet, direito de família, assédio profissional, entre outros casos. O advogado que desenvolve um sistema de relações públicas dentro do seu escritório pode atender com facilidade e agilidade a estas expectativas sociais de informação e aconselhamento.
Com isso, nota-se que neste mercado de trabalho jurídico altamente competitivo, contar com a ajuda de um profissional de Relações Públicas (com uso estratégico e de acordo com as diretrizes impostas pelo código de ética da OAB) é imprescindível para se destacar e fidelizar colaboradores e clientes.