As cores possuem um enorme poder de conexão e toda marca tem uma cor principal, que é aquela que traz impacto visual e ajuda a identificar instantaneamente uma empresa. A seleção de cores nunca é aleatória e vai além de “eu uso roxo porque gosto”.
A paleta de um escritório de advocacia não foge disso, ela faz parte da experiência do cliente e por isso é muito importante ter cores secundárias e terciárias, além da cor primária. Com isso bem definido, é possível criar uma identidade única, que transmita os valores do seu escritório e crie uma relação forte com o cliente.
Na hora de escolher uma paleta de cores, é importante entender se a cor é adequada para o seu público-alvo e se combina com a personalidade do seu escritório (sim, toda marca tem uma personalidade, mas isso é outro assunto).
Como criar uma paleta de cores?
Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar a desenvolver uma paleta (o Adobe Color, o Coolors, por exemplo), mas quando trabalhamos para criar uma paleta de cores sempre nos baseamos na Psicologia das Cores e no círculo cromático.
Com a ajuda do círculo, você pode criar infinitas combinações e elas podem ser:
- Análogas: Chamamos assim a combinação de cores “vizinhas”. Elas proporcionam sensação de conforto e sofisticação.
- Complementares: Nome dado a combinação de cores opostas. Oferecem muito contraste e energia para o seu projeto.
- Monocromáticas: É a combinação de tons diferentes da mesma cor. É prática e moderna.
- Triádicas: Corresponde a um triângulo no círculo cromático e tem infinitas possibilidades.
A cultura do escritório em cores
Lembre-se sempre que, para criar uma paleta de cores assertiva, é muito importante começar vendo a cultura do escritório e os valores que você deseja transmitir, levando em consideração o seu público-alvo. Se você atende pessoas jovens, elas provavelmente se identificarão com paletas de cores mais ousadas, mas se atende pessoas mais maduras, elas provavelmente preferirão uma mais discreta.
Sua paleta de cores diz muito. Ela aparecerá em todos os seus materiais, ajudará você a construir a história da sua marca e a se comunicar de maneira eficiente com seus clientes. Ao combinar a voz da sua empresa, a personalidade e as cores que a transmitem, você estará no caminho certo para construir uma marca de sucesso.