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Ruídos na comunicação: o que são e como evitá-los

por

Larissa Gongora

20/09/23

Artigos

"Os ruídos de comunicação são problemas que interferem bastante na interlocução entre o emissor e o receptor em uma transmissão de mensagens".

- Larissa Gongora

O relacionamento entre profissionais e os departamentos em uma empresa ou escritório é essencial. Mas é a clareza na comunicação entre os indivíduos que pode ser um obstáculo neste relacionamento e comprometer as oportunidades de alcançar resultados positivos, especialmente em contextos de trabalho em equipe.  

Quando a comunicação apresenta deficiências, isso pode resultar em erros na transmissão de mensagens e na interpretação das informações. Por isso, é fundamental que a liderança também atue e seja responsável por assegurar a disseminação adequada das informações, garantindo que todos tenham uma interpretação em comum. 

Os ruídos de comunicação são problemas que interferem bastante na interlocução entre o emissor e o receptor em uma transmissão de mensagens. Em um ambiente corporativo isso pode acontecer em diversas situações, pois envolve processos e pessoas diferentes que, ao lidarem com grande número de informações – e suas próprias emoções –, podem fazer com que alguma etapa importante se perca, prejudicando os resultados como um todo. Troca de e-mails, reuniões ou ligações são algumas possibilidades em que os ruídos podem acontecer.

Os ruídos podem ser internos, relacionados às condições individuais do emissor ou receptor da mensagem, psicológico ou semântico. Ou externos, relacionados ao ambiente físico e ao estado fisiológico. 

Físicos: interferência externa, como buzina, sirene, pessoas conversando, que são ruídos e barulhos de percepção imediata. 

Fisiológicos: interferência interna, devido à condição física do transmissor ou do receptor, como uma dor de cabeça, cansaço ou fome. 

Psicológicos: interferência interna, dificuldade de concentração, reter informações e focar em assuntos, ou estresse. 

Organizacional: quando os canais de comunicação da organização são desconhecidos ou desconsiderados. 

Semânticos: este caso é a junção da interferência externa e interna, acontece quando o emissor usa uma linguagem com significado diferente para o receptor, como jargões e regionalismo, causando uma interpretação divergente. 

Cultural: quando as expectativas culturais, etiqueta, atitudes e valores diferem, como nacionalidades, idades, gêneros, regiões e posições sociais. 

Todas essas opções também podem causar uma comunicação ineficiente entre a equipe e o cliente – seja interno, seja externo –, afetando o relacionamento, baixando a produtividade dos colaboradores, causando a desinformação do time, aumentando a recorrência de erros, insatisfação de clientes, entre outros. Mas como resolver esta questão?

O papel do líder e da equipe é estarem abertos para ouvir e reconhecer as habilidades e conhecimentos dos seus colaboradores e dos colegas. Utilizar canais oficiais de comunicação, incentivando o uso correto e formal para transmitir informações e tarefas, evitando comunicações informais e não documentadas que podem causar confusões, inclusive para formalizar ordens e tarefas; após reuniões de equipe ou com o cliente, fazer uma ata com detalhes do que foi tratado e compartilhar para todos os participantes são atitudes que vão evitar os ruídos de comunicação. 

Promover atividades para aprimorar a comunicação, como dinâmicas e projetos que promovam o diálogo e a integração entre os colaboradores para criar um ambiente mais descontraído e fortalecer os laços entre as equipes. Confirmar se a mensagem foi compreendida, certificando-se e, evitando distorções de informações, também são ações que promovem uma boa comunicação e relacionamento entre as partes. 

A pesquisa de clima e de satisfação dos clientes é um recurso importante para avaliar tanto o contentamento dos colaboradores, quanto do público-alvo em relação à comunicação e relacionamento e, assim, identificar potenciais problemas. 

A comunicação clara é essencial para o desenvolvimento organizacional, melhorando o relacionamento interpessoal, o ambiente de trabalho e a eficiência das estratégias. Seguindo essas orientações, os ruídos organizacionais serão evitados, a comunicação organizacional vai melhorar e as chances de reter um talento, ganhar mais clientes e não ter perdas financeiras serão altas.