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Por que o porquê faz tanta diferença na vida do seu negócio?

por

Mariana Fonseca

20/07/23

Artigos

"O Círculo Dourado dá um direcionamento para entender como essas organizações e líderes de sucesso pesam e agem. Três perguntas centrais envolvem essa metodologia: por quê, como e o quê?"

- Mariana Fonseca

No TED Talk sobre o Círculo Dourado – um dos mais vistos na plataforma -, Simon Sinek explica porque grandes e inspiradores líderes e organizações do mundo são mais bem-sucedidos do que outros. Seja a inovadora Apple ou Martin Luther King em sua luta por igualdade e paz, todas as grandes empreitadas da humanidade se destacam porque pensam, agem e se comunicam da mesma forma: começaram pelo porquê.

A ideia de começar pelo porquê você faz o que faz, é a ideia do propósito, da crença e do exemplo que você dá de dentro para fora. A primeira visão é entender que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”. A razão pela qual você tem a sua marca e vende seu serviço, é a razão pela qual o seu cliente vai se conectar ao preferir você ao concorrente.

O Círculo Dourado dá um direcionamento para entender como essas organizações e líderes de sucesso pesam e agem. Três perguntas centrais envolvem essa metodologia: por quê, como e o quê?

O porquê é o norteador de tudo o que virá depois na sua empresa. É o ponto de partida para se comunicar de forma assertiva com seu público, o que faz sua empresa prosperar e o que diferencia as empresas com marca forte. Com propósito claro e definido, é mais fácil oferecer uma oferta de valor para o público e o mercado.

3 perguntas pra responder:

  • Por que eu vendo o meu serviço?
  • Por que meu cliente precisa do meu serviço?
  • Por que minha empresa é diferente das demais?

O como é a maneira que você oferece seu serviço. Aqui, você traça o seu plano de ação baseado nos seus valores e crenças. É o como você trabalha e como você vai se relacionar com seus parceiros, colaboradores, clientes.

3 perguntas pra responder:

  • Como a sua empresa faz o seu serviço?
  • Como a sua empresa vende a solução?
  • Como a sua empresa transforma as pessoas?

E, por fim, o que você faz. Ou seja, o que você oferecerá ao mercado. É a materialização das suas habilidade e competências em forma de serviço ou produto. É sua entrega e os ganhos que seus clientes terão com o seu serviço. O que é o resultado do porquê as pessoas acreditam no que você acredita.

3 perguntas pra responder:

  • O que você vende?
  • O que você faz?
  • Qual a sua solução?

Agora que você entendeu e aprendeu como usar o Círculo Dourado, que tal aplicar na sua empresa ou vida pessoal? Encontrar o propósito é a melhor maneira de entender por quais caminhos você vai seguir com o que você deseja fazer.