A visibilidade das mídias sociais e os relacionamentos das redes sociais são o que as tornam atraentes para o marketing digital. Essa visibilidade vem de dois fatores principais: as redes sociais e o conteúdo colaborativo.
As redes sociais são criadas pelo relacionamento contínuo e duradouro das pessoas e das comunidades que participam e têm um valor intrínseco, pois criam uma enorme rede de propagação de informações. Nelas, cada indivíduo influencia não apenas um grupo de amigos, mas vários grupos de comunidades às quais pertence, com várias pessoas que influenciam outras comunidades, em uma progressão geométrica, que leva ao chamado efeito viral, que multiplica e amplifica qualquer mensagem de interesse coletivo.
O conteúdo colaborativo cria um resultado muito mais atrativo e adequado para as pessoas do que o conteúdo individual. Isso fica claro, porque o conteúdo coletivo e colaborativo absorve fatias significativas da audiência dos meios de comunicação. A imprensa já sentiu esse efeito, a ponto de criar matérias jornalísticas baseadas em informações e comentários originados dos blogs dos jornais.
O conteúdo gerado por redes sociais, como TikTok e Instagram, que atualmente atraem milhares de usuários, tem criado interesse e fidelidade de seu público, gerando uma maior visibilidade comparada as mídias convencionais.
A visibilidade das mídias sociais é amplificada pelas ferramentas de buscas, como o Google, principalmente por gerar um grande volume e diversidade de conteúdos maior do que a mídia convencional sonharia produzir. Além de transmitirem sua mensagem pelas redes sociais, rapidamente seu conteúdo aparece para o público que, frequentemente, utiliza das ferramentas de buscas.
Essa visibilidade das mídias sociais faz com que elas sejam, do ponto de vista da comunicação e do marketing, uma bênção e uma maldição. A boa notícia é que você tem uma mídia forte, com boa audiência, segmentada e que pode ser usada com um custo muito baixo. A má notícia é que ela tem vida própria. Você não pode simplesmente produzir um comercial e veicular nela: é preciso interagir e ter uma estratégia de comunicação eficiente.
Outra boa notícia é que você pode utilizar o seu dia a dia, o seu marketing de conteúdo e suas ideias como matéria-prima para produzir um efeito favorável nessa mídia. Quem não é visto, não é lembrado ou pesquisado.
Portanto, as mídias sociais possuem um enorme alcance, forte rede de comunicação baseada em relacionamentos, poderoso conteúdo e grande volume. Ou você participa e se envolve ou será envolvido. Não há escolha: a única coisa certa é que estão falando e vão continuar falando sobre sua empresa, seus produtos e serviços, queira você ou não.