O ChatGPT é uma ferramenta nova, mas que muito tem gerado debates dentro e fora das redes sociais. No universo jurídico, ele tem instigado profissionais a escreverem distintos posicionamentos, refletirem sobre sua legislação e, principalmente, se preocuparem com o futuro, mas a pergunta a que nos debruçamos aqui a responder se distancia dessas questões e se aproxima ao uso prático dessa ferramenta por advogados no dia a dia.
Sabemos que o digital está cada vez mais acelerando processos e o ChatGPT é uma das novas façanhas da tecnologia. Antes de tudo, é preciso dizer que ele é uma inteligência artificial capaz de responder perguntas de distintas áreas, criar textos importantes e para conseguir utilizá-lo, você deve imaginá-lo como uma assistente virtual.
Ao abrir o site, você realiza um simples cadastro e já pode usar a plataforma. Para começar, basta perguntar ou dizer precisamente o que precisa para a inteligência, especificando como deseja, elencando o que quer que tenha presente e ela fará.
Para te ajudar a entender como funciona o ChatGPT, segundo ele mesmo, perguntamos para a inteligência “Como utilizar melhor o ChatGPT?” e, de acordo com o próprio chat, é recomendado:
- Fazer perguntas claras e objetivas: Quanto mais específica for a sua pergunta, mais precisa será a resposta do Chat GPT.
- Fornecer contexto: Ao fazer uma pergunta ou solicitar uma informação, forneça informações adicionais relevantes que ajudem o modelo a entender o que você está procurando.
- Evitar perguntas ambíguas: Perguntas ambíguas ou com múltiplas interpretações podem gerar respostas imprecisas ou confusas.
- Corrigir respostas incorretas: Se o Chat GPT fornecer uma resposta incorreta, corrija-o fornecendo mais informações ou fazendo uma nova pergunta mais precisa.
- Experimentar diferentes abordagens: O Chat GPT é capaz de fornecer respostas de diferentes maneiras, então tente reformular suas perguntas de maneiras diferentes para obter respostas mais variadas.
- Ter em mente as limitações do modelo: Embora seja muito poderoso, o Chat GPT ainda pode cometer erros e não é capaz de responder a todas as perguntas. Certifique-se de não confiar cegamente em suas respostas e verifique sempre as informações em outras fontes.
Já quando questionado sobre como pode ser utilizado por advogados, o Chat sugere:
- Responder perguntas de clientes: Pode ajudar a fornecer respostas rápidas e precisas às perguntas dos clientes sobre direito e processos judiciais.
- Pesquisar jurisprudência e legislação: A ferramenta pode ser utilizada para pesquisar jurisprudência e legislação, auxiliando na elaboração de petições e argumentos jurídicos.
- Escrever contratos e documentos: Pode auxiliar na redação de contratos e outros documentos jurídicos, fornecendo sugestões de linguagem e estrutura.
- Treinamento de novos advogados: Pode ser usado como uma ferramenta de treinamento para novos advogados, fornecendo respostas a perguntas comuns e ajudando na familiarização com termos jurídicos.
E além de elencar todas essas possibilidades, o Chat GPT encerra dizendo “No entanto, é importante lembrar que o Chat GPT não substitui o conhecimento e experiência de um advogado e não deve ser usado como a única fonte de informação em decisões jurídicas importantes. Recomenda-se sempre a verificação e validação das informações obtidas com outras fontes confiáveis”.
Viu como é fácil utilizar o Chat GPT? Nós o colocamos como coautor aqui justamente para te provar isso e mostrar a aplicação prática dele. Esses trechos foram criados em segundos. Este artigo, por exemplo, poderia sim ter sido completamente feito pela inteligência, mas não o fizemos por um motivo óbvio: comprovar o quanto o uso do Chat GPT deve ser feito com consciência, como um meio e não como um fim. Por mais que a máquina entregue resultados e facilite o dia a dia, nada se compara com o modo que nos expressamos de forma singular. O lado humano sempre se sobressairá à máquina, pois ela é apenas o instrumento, nós somos os condutores.