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Marketing jurídico: Como humanizar a comunicação do seu escritório de advocacia?

por

Isabel Marinho

22/02/23

Artigos

"É importante destacar que a humanização deve ser feita e mostrada, principalmente, nas mídias sociais porque, hoje, a geração Z prefere ter boas experiências on-line ao invés de visitar espaços físicos e leva em consideração pesquisas nessas plataformas antes de realizar a compra do serviço ou produto em questão."

- Isabel Marinho

Em tempos de Instagram e TikTok, onde o conteúdo consumido é sempre rápido, destaca-se não aquele que tenta se vender melhor, mas aquele que busca gerar identificação com seu público-alvo para que a venda seja uma consequência. Isso é o que chamamos de humanização de marca, quando um escritório de advocacia sai do seu lugar comum e procura se aproximar daqueles que são e que podem ser seus clientes e para isso há muitas estratégias que podem ser adotadas.

Porém, antes de definir caminhos para humanizar seu escritório, vale ressaltar o quão necessário é entender seu público-alvo. Primeiramente, pergunte-se: “Qual a faixa etária e o sexo? Como ele se comporta? Em quais redes ele está majoritariamente? Quais suas principais dores e dúvidas?”. Com esse panorama bem delineado, você saberá com quem está falando, que tom adotar, o que é de interesse dessas pessoas e onde essa comunicação deverá ser feita.

Mas como humanizar nas redes? Abaixo, listo alguns caminhos que podem ser utilizados em conjunto para obter um melhor resultado.

  1. Crie conteúdos (posts, informativos, boletins, etc.) que solucionem as dores e dúvidas do seu público-alvo, com uma linguagem adequada, pensada para que ele entenda, ou seja, que esteja alinhada com o cotidiano dele. De nada vale usar o “juridiquês” para mostrar autoridade no assunto, se o seu cliente não conseguir entender. Se for preciso, seja didático;
  2. Mostre os profissionais que compõem o escritório. Isso é ótimo para que as pessoas possam criar conexões e identificações. É importante que o cliente, além do escritório, conheça aqueles que o atendem ou podem lhe atender futuramente para que se sinta próximo. Você pode fazer isso por meio de posts, eventos especiais e outros;
  3. Dê a oportunidade do seu público-alvo conhecer seus bastidores na prática, ou seja, ressalte as experiências singulares existentes no escritório. Mostre mais do que o ambiente, mostre como as pessoas se tratam. Isso pode ser feito por meio de um vídeo institucional, por exemplo;
  4. Evidencie os benefícios que você oferece a cada um dos seus clientes e as opiniões deles ao invés de falar sobre si, até porque, hoje em dia, o que acham sobre o seu escritório significa mais do que você poderia falar sobre ele;
  5. Facilite a comunicação com seu cliente. Mostre-se disponível!

 

É importante destacar que a humanização deve ser feita e mostrada, principalmente, nas mídias sociais porque, hoje, a geração Z prefere ter boas experiências on-line ao invés de visitar espaços físicos e leva em consideração pesquisas nessas plataformas antes de realizar a compra do serviço ou produto em questão. De acordo com uma pesquisa da Verint (empresa de análise de New York), publicada em julho de 2022, 75% usam mais de um recurso digital (sites de classificação, influenciadores e redes sociais) para ajudar em sua decisão de compra e menos de 36% com menos de 40 anos têm o hábito de visitar lojas físicas.

 

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