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Como planejar e executar webinars no setor jurídico

por

Rabech Oliveira

06/09/24

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"entre as estratégias de marketing interativas que são relevantes, os webinars ganham destaque, uma vez que é uma troca de conteúdo interessante e público interessado, melhorando e gerando possíveis leads."

- Rabech Oliveira

Os webinars são um formato muito querido por muitas empresas e escritórios de advocacia, isso porque a facilidade que grande parte da população tem à internet consegue unir mais pessoas em um só lugar do que em um espaço físico, por exemplo.

Além disso, entre as estratégias de marketing interativas que são relevantes, os webinars ganham destaque, uma vez que é uma troca de conteúdo interessante e público interessado, melhorando e gerando possíveis leads.

Confira a seguir como colocar na prática a criação de um webinar:

1. Escolha um tema atrativo: entender as dores do seu cliente é um ótimo caminho para chegar a um tema chamativo. Uma maneira de entender isso é buscar as principais dúvidas e feedbacks que já foram trazidos pelos clientes em outras situações ou até mesmo assuntos em alta que podem trazer inseguranças como imposto de renda ou reforma do Código Civil.

2. Pesquise o modelo ideal: gravado ou ao vivo, perguntas e respostas ou painel, tudo isso irá depender de pontos específicos que você queria atingir. Um webinar ao vivo necessita de mais preparo e mais divulgação para que todos os inscritos estejam no momento da transmissão, no entanto, em caso de erros não há a flexibilidade de gravar novamente como o modelo gravado. Quanto à modalidade, irá depender exclusivamente do tema a ser tratado, sendo mais comum o painel onde um tema é discutido entre vários palestrantes.

3. Prepare-se: quando dominamos um assunto, não é necessário escrever no papel cada frase que precisa ser dita, mas é interessante criar um roteiro em tópicos com a ordem dos assuntos que pretende abordar, criando assim uma linha de raciocínio para quem escuta entender a pauta sendo abordada.

4. Crie conteúdos: sabemos que quando falamos de apresentações, fica mais interessante se houver elementos gráficos e visuais que sejam mais palpáveis para aqueles que estejam assistindo. Vídeos e infográficos enriquecem a apresentação do webinar, além de poderem ser compartilhadas posteriormente com os inscritos.

5. Divulgue o webinar: um plano de ação bem definido para a divulgação, é importante para que você esteja preparado para possíveis erros e acertos ao longo do caminho. Desta forma, um cronograma de divulgação para reforçar a mensagem é importante, em especial, com conteúdos patrocinados nas redes sociais.

6. Luz, câmera e ação: para o grande dia, certifique-se de testar a internet, organizar o ambiente, enquadramento e áudio da transmissão e esteja pronto para compartilhar com clientes e parceiros suas expertises e experiências. Lembre-se de interagir com os participantes e agradecer no encerramento.

7. Mantenha contato após o webinar: é de extrema importância se manter conectado àqueles que participaram do webinar, em especial aqueles que podem ser potenciais clientes. Alimentá-los com conteúdos interessantes e relevantes abre uma possibilidade de convertê-los em clientes. Envie um e-mail de agradecimento, abra um espaço para perguntas pendentes e a possibilidade de marcar um café para uma conversa mais próxima.