Nos últimos anos, o conceito de conteúdo humanizado tem recebido destaque, especialmente com o aumento significativo de usuários de internet e redes sociais no Brasil durante a pandemia de Covid-19. O conteúdo humanizado é uma abordagem que busca compreender e se conectar com a realidade da persona, que é uma representação fictícia de um cliente ideal, fundamentado em dados reais sobre o comportamento e as características dos clientes, considerando seus interesses, necessidades e emoções.
Colocar o ser humano no centro das estratégias de marca, considerando o indivíduo em sua total complexidade, é a finalidade desta abordagem, que transforma a interação em uma experiência significativa e estabelece uma relação melhor entre a marca e o consumidor. Isso contrasta com as abordagens tradicionais, que se concentram apenas na experiência do usuário ou cliente.
Este tipo de conteúdo fortalece o relacionamento com a marca, aumentando a confiança e o engajamento, o que pode resultar em fidelização e consequentemente, maior faturamento para a empresa.
Algumas estratégias para implementar o conteúdo humanizado são:
- Conheça sua persona: criar perfis realistas do público-alvo para direcionar a comunicação de forma mais eficaz e relevante.
- Adote o slow content: priorizar qualidade em vez de quantidade com conteúdo bem pesquisado e planejado, resultando em conteúdo que realmente importa para o público.
- Invista em storytelling: usar narrativas para envolver e engajar emocionalmente, criando conexões.
- Compartilhe os valores da empresa: mostrar os valores da marca ajuda a humanizar, tornando-a mais próxima das pessoas.
- Use uma linguagem próxima da audiência: adaptar a comunicação para se conectar com o público, como se estivesse conversando com um amigo.
- Apresente as pessoas por trás da marca: mostrar que a marca é feita por pessoas reais cria uma conexão mais profunda com o público, fazendo com que a organização seja percebida como algo mais próximo.
- Não fale apenas dos negócios: oferecer conteúdos que educam, informam e entretêm para construir relacionamentos mais significativo.
- Converse com as pessoas: manter um tom conversacional e interagir com o público para construir uma boa relação.
Integrar o conceito de conteúdo humanizado em escritórios de advocacia é essencial para fortalecer a relação com os clientes, que lidam com questões pessoais e sensíveis. Ao criar posts que além de informar, também se conectam emocionalmente, os escritórios demonstram empatia e compreensão pelas necessidades dos clientes.
Esta abordagem não só melhora a experiência do cliente, tornando-a mais significativa, mas também diferencia o escritório em um mercado competitivo, promovendo laços mais duradouros e uma confiabilidade entre as partes.
Produzir conteúdo humanizado é adotar práticas que valorizem a essência humana, tanto de quem produz quanto de quem consome. A humanidade de uma marca está no seu poder de se relacionar de forma verdadeira com as pessoas ao redor e, ao fazer isso, as marcas não apenas atendem às expectativas do público, mas criam laços duradouros e se destacam em um mercado cada vez mais desafiador.
Outro tema que tem como objetivo estabelecer conexões emocionais com os consumidores e a diferenciação no mercado é o branding. Quando bem executado, o branding pode aumentar a credibilidade, a confiança e a lealdade dos clientes, além de agregar valor significativo à empresa. Confira um pouco mais sobreo tema no nosso próximo artigo.