No meu cotidiano profissional, quase todos os dias alguém me pergunta algo na linha: “como me tornar mais relevante no LinkedIn e utilizar a plataforma para impulsionar negócios?”. É uma questão crucial para advogados neste cenário de redes sociais.
Não tenho dúvidas de que o LinkedIn oferece inúmeras oportunidades, seja para conquistar novos clientes, estabelecer contatos profissionais ou adquirir novos conhecimentos. Assim, quero compartilhar algumas ações práticas que podem ser implementadas imediatamente, fazendo com que a plataforma e seu algoritmo trabalhem a seu favor.
O principal critério para esta lista é que as ações sejam facilmente executáveis, sem demandar um esforço excessivo. A ideia é que, em algum momento, essas práticas se tornem algo orgânico e automático na nossa rotina profissional.
- Integre o LinkedIn à sua rotina diária
Instale o aplicativo do LinkedIn em seu celular e ative as notificações. Embora possa parecer mais uma tarefa a gerenciar, substituir o tempo gasto em outras redes sociais pelo LinkedIn pode ser benéfico para sua rede profissional e é um primeiro passo para tornar o acesso à rede um hábito.
- Comece com metas tangíveis
De início, estabeleça uma meta tangível simples. Por exemplo, todos os dias, adicionar três novas pessoas à sua rede, curtir dez publicações e deixar ao menos um comentário. Conecte-se com pessoas que você já conhece. Adicione amigos, colegas e contatos da vida real à sua rede no LinkedIn. Sua rede virtual deve refletir sua rede pessoal. Não hesite em adicionar pessoas que você já conhece ou gostaria de conhecer.
- Aproveite o conteúdo existente
A hora de criar conteúdo sempre é um mal-estar, mas você pode começar interagindo com o conteúdo já existente. Para advogados de bancas que já têm uma presença na rede, aproveite ao máximo o conteúdo institucional que já está no ar. Compartilhe as postagens adicionando seus próprios insights sempre que possível. É um jeito de movimentar sua rede e a do escritório.
- Transforme sua rotina em conteúdo
O que você faz diariamente em seu trabalho? Seja escrevendo petições, analisando casos ou participando de audiências, há uma riqueza de tópicos para explorar. Compartilhe suas experiências, insights e conhecimentos sobre os temas que você encontra em sua prática diária. Lembre-se, sua prática é sua matéria-prima para conteúdo relevante no LinkedIn.
- Mantenha-se ativo e consistente
Por fim, lembre-se de manter uma presença ativa e consistente. Reserve um tempo regularmente para interagir com sua rede, compartilhar conteúdo e acompanhar as tendências do setor. O LinkedIn recompensa a consistência, então mantenha-se engajado e persistente em suas atividades na plataforma.