Sabemos que a recente complexidade gerada pelas mídias digitais trouxe a necessidade de empresas, das mais diversas segmentações, planejarem de maneira personalizada e detalhada a divulgação das suas ações.
Por isso, é indispensável a criação de um calendário anual de marketing como guia para acompanhar os eventos relacionados ao ramo de cada empresa e suas datas comemorativas mais importantes.
Quando falamos de um cronograma focado em advocacia
Como atividade intelectual, algumas das ocorrências mais frequentes para estes profissionais são eventos e palestras em suas áreas de atuação, além de colaborações em artigos, informes e reconhecimentos. Então, quais são alguns dos benefícios ao criar um cronograma de divulgação planejando todas essas tarefas para um escritório de advocacia?
Pensando nisso, listamos cinco vantagens:
- Chance de desenvolver ações de endomarketing
- Estar atento às datas comemorativas (definidas de acordo com os valores de cada escritório) facilita a criação de campanhas internas com temas de interesse atuais, como o Outubro Rosa ou o Setembro Amarelo. Além de disseminar conhecimento, gera uma visão positiva dos membros sobre o envolvimento do escritório em questões sociais, ambientais, entre outras.
- Dá a oportunidade de ganhar visibilidade aproveitando as tendências
- Lançar um artigo no timing certo é uma ótima maneira de ganhar momentum. Para isso, é preciso estar em dia com as tendências tecnológicas, da sua área de atuação e do marketing, como as recentes notícias sobre imagens geradas por IA, tema que poderia ser estrategicamente explorado em um artigo sobre direitos de imagem.
- Contribui para alcançar o objetivo atual do marketing na prática
- Organizar um calendário reafirma as necessidades do momento do escritório e permite uma visão ampla do marketing, garantindo que não há agendas em conflito ou excesso de ações. Ressaltamos a importância de selecionar quais são os eventos mais adequados para atingir cada objetivo determinado pela área de marketing.
- Gera a possibilidade de produzir conteúdo temático diversificado
- Ao levar em conta as datas comemorativas, os principais temas de interesse do público-alvo e a expertise dos advogados, surge a oportunidade de produzir conteúdo temático com abordagens diferenciadas como carrosséis informativos, e-books, infográficos e até vídeos curtos, que estão em alta e são tendências para as redes sociais em 2024. Essas abordagens inovadoras podem reter ainda mais a atenção do público por informar de maneira interativa e inteligente.
- Fortalecimento da marca (Branding Awareness)
- Ações planejadas para tornar o escritório parte da rotina dos clientes e parceiros contribuem para aumentar seu reconhecimento de marca. Estar presente com certa frequência nas mídias digitais, impressas e eventos presenciais auxilia na conscientização do público em relação à identidade visual e posicionamento do escritório no mercado.
São diversos os benefícios gerados por um planejamento eficiente. Aproveite o início do ano para explorar as possibilidades e tirar do papel ideias que vão aprimorar sua área de Marketing, pois como sabemos, aqueles que pensam à frente, são os que fazem a diferença.