INSIGHTS

Navegando no marketing jurídico: quatro frentes para o sucesso

por

Monize Doretto

26/08/24

Artigos

"estar atualizado no mercado do seu nicho e se valer das melhores práticas possíveis em cada oportunidade de comunicar sua marca é fundamental para o sucesso de qualquer advogado e escritório de advocacia"

- Monize Doretto

Atualmente, temos que lidar com um cenário altamente competitivo e cheio de regulamentações no mundo do marketing jurídico. Nesse contexto, estar atualizado no mercado do seu nicho e se valer das melhores práticas possíveis em cada oportunidade de comunicar sua marca é fundamental para o sucesso de qualquer advogado e escritório de advocacia.

Sendo profissional do direito e de marketing, neste artigo, apresento quatro frentes de comunicação e marketing nas quais projeto meus clientes. Diferentes ações em cada uma dessas frentes, no geral, caminham de modo concomitante. Ser bem-sucedido nesses diferentes campos pode transformar significativamente a maneira como o advogado se conecta aos seus clientes.

  • Marketing de conteúdo educativo: Produzir conteúdo informativos e educacionais, como blogs, materiais para Instagram e LinkedIn e vídeos explicativos, para estabelecer a autoridade do escritório e ajudando os clientes a entenderem assuntos complexos e mostrando a expertise do escritório. Optar sempre por uma linguagem de fácil entendimento, deixando o “juridiquês” de lado para que a mensagem alcance todos os públicos.
  • Assessoria de Imprensa: Com a assessoria de imprensa o advogado consegue aumentar a sua visibilidade e reconhecimento. Além disso, facilita a comunicação com a mídia, ideal para gerenciamento de crises, e pode atrair novos clientes ao se destacar na sua especialidade e casos de sucesso. Assim, é uma ferramenta estratégica para fortalecer a marca e promover o crescimento do negócio.
  • Rankings jurídicos: Os rankings atualmente são uma das principais ferramentas de marketing no mundo jurídico, é o atestado de credibilidade e reconhecimento, seja do advogado ou do escritório na sua área de atuação, com ele você se destaca no mercado e atrai novos clientes, além de possibilidade de networking e oportunidades no mercado.
  • Eventos online e Webinars: Eventos oferecem uma forma mais pessoal de discutir temas jurídicos relevantes, demonstrar expertise e interagir diretamente com o público. Ao realizar palestras e painéis virtuais, o escritório não só compartilha conhecimentos valiosos, mas também fortalece sua imagem e estabelece conexões significativas com profissionais e interessados. Isso não só atrai novos clientes e reforça o relacionamento com os existentes, mas também abre portas para novas oportunidades de negócios e parcerias, aumentando a visibilidade e a credibilidade do escritório

Integrando essas frentes de comunicação e promoção, advogados e escritórios podem fortalecer sua presença, aumentar sua visibilidade e construir conexões. Essa combinação permite não apenas atrair novos clientes, mas também consolidar e ampliar a reputação profissional, garantindo destaque no setor.