A comunicação por meio de vídeos sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, começando pela televisão até a chegada da internet. As redes sociais e os vídeos de curta duração têm impactado a forma de consumo de conteúdo. Embora nem todos tenham se rendido aos vídeos de 30 segundos ou menos, é fato que o TikTok tem influenciado quando se trata de alcançar pessoas.
A facilidade de estar o tempo inteiro com o celular em mãos abre uma gama de possibilidades para postarmos tudo em tempo real, seja um insight, uma opinião sobre o assunto do momento ou apenas divulgar o seu produto ou serviço. No entanto, não podemos deixar de pensar em como essa agilidade em “fazer e postar” pode impactar na qualidade e na velocidade da produção de conteúdo.
Gerando oportunidades
A rede social tem trazido benefícios para o marketing digital, principalmente quando falamos da relação entre produtores de conteúdo e consumidores. Por exemplo, é comum acessar o TikTok e se deparar todos os dias com pessoas divulgando seus negócios, alcançando clientes e gerando vendas e uma audiência fiel.
No Brasil, o TikTok está na 3ª posição de plataformas de vídeo mais vistas no Brasil, segundo o Kantar Ibope Media – empresa que mede audiência de vídeos no país. Sendo assim, podemos concluir que as pessoas têm consumido, sim, mais esse tipo de conteúdo.
Felizmente, a plataforma se mantém orgânica, ainda que isso tenha mudado aos poucos quando o assunto é a divulgação dos vídeos, uma vez que os conteúdos são nichados e definidos com base nos conteúdos que se consome.
Os vídeos curtos fazem sentido para seu negócio?
Os vídeos curtos só fazem sentido se depender do objetivo do seu negócio. Segundo a pesquisadora Issaaf Karhawi, em entrevista para o Trama Web, é necessário identificar com clareza o que se busca com as redes sociais e pensar quais redes sociais são interessantes para o seu negócio.
Sabemos que, embora o TikTok tenha se tornado uma febre entre o público mais jovem, outras redes também se adaptaram ao conteúdo, como o Instagram com o Reels, o YouTube com o Shorts e até mesmo o Pinterest.
Cada rede social é usada para um objetivo diferente, levando em conta seu público. “Os vídeos longos vão permitir que uma marca trabalhe autoridade e reputação de uma forma mais sólida, enquanto vídeos curtos podem ser excelentes para trabalhar awareness e chegar em audiências novas”, ressalta Issaaf.
E o que isso impacta o marketing em sua marca?
Para aqueles que procuram nos vídeos um meio de divulgar o serviço prestado e seus diferenciais, é importante não estar à contramão ao algoritmo.
O algoritmo usado nas redes sociais é o que dita o que está sendo levado ou não para os usuários. Por exemplo, quando o Instagram trouxe o Reels como um novo formato de conteúdo, foi evidente o quanto a rede insistia para que os usuários se adaptassem a este novo modelo de criação.
Segundo o diretor de Marketing, Eduardo Yamaguchi, a influência dos vídeos curtos tem sido forte para muitas marcas, visto que nas análises mercadológicas, esta mudança tem sido visível em como as empresas têm medido o sucesso nas campanhas de marketing. Se antes o número de visualizações e curtidas era considerado um indicador de sucesso, hoje o que conta é o engajamento, que nada mais é do que a interação dos usuários com o conteúdo.
Conclui-se que os vídeos curtos têm gerado mudanças quando falamos das análises do marketing digital e das estratégias geradas pelas marcas. Àqueles que se adaptam aos novos formatos e entendem o que as redes pedem, passam na frente dos demais.