Já percebeu como uma boa história realmente prende a atenção de qualquer pessoa? O segredo (em comum entre todas elas) está na utilização do storytelling, ou seja, na forma de contar boas histórias. O storytelling é uma técnica fundamental para contar histórias que criam conexões com sua audiência e pode ser utilizada em inúmeros contextos, incluindo no meio jurídico.
Absolutamente tudo o que consumimos na atualidade tem storytelling como base de criação e isso pode ser visto desde os clássicos contos de fadas até as séries mais recentes que com breves trailers nos estimularam a maratonar.
Na criação de um roteiro de vídeo isso não é diferente. O principal objetivo do storytelling é criar um laço de identificação com o público-alvo – as pessoas que são de interesse do seu escritório – a fim de que elas tenham o interesse e o desejo de parar o que estão fazendo para devotar segundos ou minutos de atenção ao seu vídeo. É essa recepção positiva que transforma visitantes em seguidores e, consecutivamente, seguidores em clientes.
Vídeos com histórias são facilmente compartilhados e têm maiores chances de engajamento, o que gera uma imagem de autoridade sobre o assunto em questão, reconhecimento e credibilidade para o seu escritório.
Agora que você já sabe os benefícios de criar histórias como parte da estratégia de marketing do seu escritório e como o storytelling é capaz de aumentar o valor da sua marca, confira abaixo como aplicar na prática essa técnica nos seus vídeos.
Introdução e apresentação do problema
Deixe claro o ambiente onde está inserido o personagem principal e todos os elementos fundamentais para a compreensão da narrativa. O ideal é que o público consiga se identificar com o protagonista desde o começo.
Depois disso, apresente o problema central da história. O esforço e a perseverança que o protagonista teve para conseguir seu objetivo e como isso o levou a criar o produto ou serviço diferenciado em questão.
A superação e o desafio final
Mostre a decisão tomada pelo protagonista (que pode ser você mesmo, caso esteja compartilhando uma história sua ou de sua equipe) e tudo aquilo que foi enfrentado por ele para obter o resultado esperado.
Após isso, destaque o momento da vitória. Isso prova para o cliente em potencial que valeu a pena tudo o que foi feito. É um momento de inspiração, fé e confiança.
Conclusão da jornada
Encerre a história mostrando os feitos e, principalmente, a transformação do protagonista após o enfrentamento da situação envolvida.
A superação do conflito, em conjunto com a mudança do protagonista, é a mensagem transmitida para o visitante. Em outras palavras, é mostrar como o seu produto ou serviço irá transformar a vida do espectador.
Por fim, se deseja um vídeo que conecte e envolva seu público, é necessário utilizar o storytelling. As histórias são o principal método de comunicação, com elas você conseguirá ser ouvido e criar uma conexão com os seus clientes de forma singular.
Seu escritório quer criar um vídeo? Entre em contato com a Leal. Temos uma equipe especializada pronta para te ajudar.