Em tempos de Instagram e TikTok, onde o conteúdo consumido é sempre rápido, destaca-se não aquele que tenta se vender melhor, mas aquele que busca gerar identificação com seu público-alvo para que a venda seja uma consequência. Isso é o que chamamos de humanização de marca, quando um escritório de advocacia sai do seu lugar comum e procura se aproximar daqueles que são e que podem ser seus clientes e para isso há muitas estratégias que podem ser adotadas.
Porém, antes de definir caminhos para humanizar seu escritório, vale ressaltar o quão necessário é entender seu público-alvo. Primeiramente, pergunte-se: “Qual a faixa etária e o sexo? Como ele se comporta? Em quais redes ele está majoritariamente? Quais suas principais dores e dúvidas?”. Com esse panorama bem delineado, você saberá com quem está falando, que tom adotar, o que é de interesse dessas pessoas e onde essa comunicação deverá ser feita.
Mas como humanizar nas redes? Abaixo, listo alguns caminhos que podem ser utilizados em conjunto para obter um melhor resultado.
- Crie conteúdos (posts, informativos, boletins, etc.) que solucionem as dores e dúvidas do seu público-alvo, com uma linguagem adequada, pensada para que ele entenda, ou seja, que esteja alinhada com o cotidiano dele. De nada vale usar o “juridiquês” para mostrar autoridade no assunto, se o seu cliente não conseguir entender. Se for preciso, seja didático;
- Mostre os profissionais que compõem o escritório. Isso é ótimo para que as pessoas possam criar conexões e identificações. É importante que o cliente, além do escritório, conheça aqueles que o atendem ou podem lhe atender futuramente para que se sinta próximo. Você pode fazer isso por meio de posts, eventos especiais e outros;
- Dê a oportunidade do seu público-alvo conhecer seus bastidores na prática, ou seja, ressalte as experiências singulares existentes no escritório. Mostre mais do que o ambiente, mostre como as pessoas se tratam. Isso pode ser feito por meio de um vídeo institucional, por exemplo;
- Evidencie os benefícios que você oferece a cada um dos seus clientes e as opiniões deles ao invés de falar sobre si, até porque, hoje em dia, o que acham sobre o seu escritório significa mais do que você poderia falar sobre ele;
- Facilite a comunicação com seu cliente. Mostre-se disponível!
É importante destacar que a humanização deve ser feita e mostrada, principalmente, nas mídias sociais porque, hoje, a geração Z prefere ter boas experiências on-line ao invés de visitar espaços físicos e leva em consideração pesquisas nessas plataformas antes de realizar a compra do serviço ou produto em questão. De acordo com uma pesquisa da Verint (empresa de análise de New York), publicada em julho de 2022, 75% usam mais de um recurso digital (sites de classificação, influenciadores e redes sociais) para ajudar em sua decisão de compra e menos de 36% com menos de 40 anos têm o hábito de visitar lojas físicas.
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