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Como fazer um plano de marketing para um escritório de advocacia?

por

Mic Oliver

28/06/22

Artigos

"O investimento no planejamento de marketing é de grande importância no crescimento de qualquer negócio e em escritórios de advocacia isso não é diferente. Casos de sucesso que não possuem um podem existir, mas certamente são grandes exceções à regra."

- Mic Oliver

Um dos principais pilares de todo modelo de negócio é um plano de marketing que trace a estratégia necessária para atrair o público-alvo desejado, aumentando o reconhecimento da marca e alcançando o sucesso do empreendimento em questão.

O investimento no planejamento de marketing é de grande importância no crescimento de qualquer negócio e em escritórios de advocacia isso não é diferente. Casos de sucesso que não possuem um podem existir, mas certamente são grandes exceções à regra.

Não existe uma receita infalível para um plano de marketing ideal, mas há alguns fatores que fazem toda a diferença para entendermos o que compõe um.

Definir suas metas e datas:

Definir uma linha do tempo coesa é fundamental para todo o caminhar do projeto. Elas são o Norte e o objetivo máximo do que se projeta e planeja para o futuro do escritório.

Ainda assim, é importante pensar que um plano de marketing não é imutável. Mudanças e ajustes são sempre necessários ao longo do caminho e isso pode incluir suas metas.

Entendendo seu público-alvo:

Um dos principais objetivos na elaboração do plano de marketing é a pesquisa para definir seu público-alvo e entender as necessidades das pessoas que seu escritório propõe atender. Seu público e o engajamento advindo dele é a chave para o sucesso das metas definidas.

Definir seus valores:

Quais valores você quer passar para seus clientes com a sua marca? Um plano de marketing ajuda os clientes a entenderem o que seu escritório tem a oferecer e quais as mudanças e soluções seu serviço proporcionará. Além disso, os valores do escritório também ditam as metas e objetivos na sua própria equipe de profissionais. Garantir que todos do seu time estejam alinhados e na mesma página facilita para o próprio escritório estabelecer, entender e seguir seus valores.

SWOT

SWOT, no inglês é a sigla para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. O plano de marketing possibilita também a autoavaliação de um escritório de advocacia. Entender como giram as engrenagens de seu empreendimento, como seu negócio e o mercado funcionam e se relacionam e identificar o que vai diferenciar você dos seus concorrentes pode ser o grande passo para alcançar o sucesso.

Orçamento

Por fim, estabelecer o orçamento. Saber de antemão o valor que pode ser investido permite um planejamento realista, bem-definido e menos suscetível à frustração. Num plano de marketing devidamente estruturado financeiramente, seu escritório poderá ter um controle de seus gastos e saber exatamente onde será usado o dinheiro em todas as etapas da divulgação.

Todo o planejamento pode parecer uma grande empreitada em meio a tantas demandas que já existem naturalmente para um escritório. Porém, no mundo multimídia em que estamos todos inseridos, traçar um mapa consistente e coeso para alavancar o alcance de sua marca é mais do que necessário, é fundamental. O plano de marketing entra então como o fator determinante para que a marca do seu escritório esteja sempre presente e lembrada, virando referência no mercado e para seus clientes.

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