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O que é e qual a melhor hora de fazer um rebranding?

por

Tati Daré

21/07/22

Artigos

"O rebranding é o ato de mudar a identidade visual de um escritório para representar uma nova fase, o que pode dar a ele uma nova vida, mas é preciso destacar que nem todos precisam de uma grande mudança."

- Tati Daré

Um escritório de advocacia não é lembrado apenas pelas suas áreas e seus associados, mas pelo que transmite e significa para alguém. Logo, a identidade visual é mais do que o logo escolhido para representar a marca, ela está presente nas cores predominantes do escritório, no design do site e dos posts nas redes sociais e até nas fontes escolhidas para uso interno e externo. Esses elementos, que devem estar alinhados sob o mesmo padrão, dizem muito sobre a atuação de um escritório e a quem ele quer atingir.

Em alguns casos, os sócios podem notar que a mensagem transmitida por meio desse conjunto apresentado não se adapta mais às características dos clientes e do mercado, ou seja, não atinge seu público-alvo, e assim, não cumpre sua função. Em outros, a oportunidade de mudar a identidade visual pode funcionar como uma iniciativa para migrar de público-alvo, o que significaria não atender mais pessoas físicas e começar a atender pessoas jurídicas, por exemplo.

Escritórios que se enquadram em algumas dessas situações ou que passaram por processos de cisão ou fusão estão à procura de novas posições no mercado, ou seja, precisam de um reposicionamento e as ações tomadas para que isso aconteça é o que no marketing chama-se de rebranding.

O rebranding é o ato de mudar a identidade visual de um escritório para representar uma nova fase, o que pode dar a ele uma nova vida, mas é preciso destacar que nem todos precisam de uma grande mudança.  Para saber se o rebranding é adequado para o seu escritório e quais caminhos ele deve seguir, primeiramente, responda a si mesmo essas três perguntas:

  • Você sente que sua marca está completa? Se não, do que sente falta?
  • O seu escritório está alcançando o que você gostaria que ele alcançasse? Se não, o que poderia ser mudado?
  • Acredita que o posicionamento do seu escritório está atingindo o público-alvo? Caso não, você está aberto(a) para novas abordagens de marca?

Se respondeu “não” para pelo menos duas dessas perguntas, está na hora de fazer um rebranding!

Um exemplo prático de quando fazer o rebranding

P.S.: A história a seguir é baseada em fatos (ou não).

Imagine que Dr. João Lima possui um escritório chamado “Lima Advogados” e todos que buscam um ótimo advogado de imobiliário falam com ele, porém, dentro do escritório, quando o assunto é direito tributário, a Dra. Maria Nunes é a mais requisitada. Com esse cenário, Lima vê a oportunidade de crescimento em conjunto e convida Nunes para ser sua sócia.

Para informar aos clientes dessa fusão, Lima sabe que precisa atualizar sua imagem. Vamos ajudá-los a descobrir que mudanças eles deveriam fazer para garantir que seus clientes e seu público entendam tudo que seu escritório oferece?

Responda, mentalmente, “sim” ou “não” se essas opções vão ajudar Lima e Nunes a entender o que seu escritório necessita.

  • Renomear o escritório para LN Advogados ou Lima Nunes Associados.
  • Deletar sua lista de e-mail e começar seu marketing do zero.
  • Criar um logo novo.
  • Atualizar seu site e redes sociais.
  • Informar a mídia da nova sócia do escritório.

Se respondeu sim a renomear o escritório, atualizar o site e as redes sociais, informar a mídia e criar o logo novo, você está no caminho certo. Já se disse sim para “Deletar sua lista de e-mails e começar seu marketing do zero”, repense, pois o certo seria aproveitar essa lista para informar aos clientes das mudanças e para estabelecer contato com aqueles que não tem tido essa proximidade.

Seu escritório está em situação parecida? Entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada pronta para te ajudar.