Hoje, as redes sociais estão cada vez mais populares, fazem parte do cotidiano das pessoas e, de acordo com uma matéria da Exame, publicada em 20/04/2022, elas contam com aproximadamente 4,62 bilhões de utilizadores, recebem cerca de um milhão de novos usuários por dia e devem alcançar 60% população mundial em breve. Com esse panorama, já é possível entender a importância das redes para o seu escritório, de forma que a cada dia que passa, elas tornam-se ainda mais essenciais para os usuários. Estes, por sua vez, são progressivamente mais impactados pelas informações disseminadas e dependentes desse contato digital. É oficial, o mundo está conectado através da internet.
Entre os benefícios do uso das redes sociais para escritórios de advocacia de todos os portes, é importante destacar os três abaixo:
- Aumento da notoriedade da marca: Quando as pessoas são impactadas por um ou mais posts, elas tendem a conhecer o escritório em questão, desde a identidade visual até a atuação. Com esse contato, se houver identificação, elas podem não apenas seguir o perfil do escritório, como visualizá-lo como referência no mercado e procurá-lo futuramente como clientes
- Fidelização de clientes: Quando os clientes têm a oportunidade de acompanhar as atividades do escritório, isso gera identificação. Eles conhecem o lado humano da empresa, o que aproxima e reforça a parceria existente entre os dois lados.
- Tornar-se referência no mercado jurídico e firmar parcerias: Com uma identidade visual adequada e uma produção de conteúdo constante e alinhada com as estratégias de marketing e os valores do escritório, este e aqueles que o compõem (sócios e advogados) podem tornar-se facilmente referências em suas áreas de atuação, dentro do âmbito jurídico. Além disso, conteúdo relevante e de qualidade desperta o interesse de clientes, possíveis clientes, mas também de pessoas da área, o que facilita firmar novas parcerias.
Entretanto, para ser beneficiado pelos três pontos abordados, é preciso mais do que estar na rede social, é necessário utilizar o canal correto e ter estratégia, o que vai na contramão de criar perfis em todas as redes sociais e disseminar conteúdo de qualquer valor.
Hoje, o LinkedIn é onde a área jurídica tem mais visibilidade e alcance, então é essencial que qualquer escritório de advocacia possua um perfil nesta importante rede profissional e abasteça com conteúdo de valor, ou seja, aquele que soluciona as dores e dúvidas do público-alvo em questão.
Além de tudo o que foi falado, para obter sucesso nas redes sociais, é preciso estar atento a constância e ao conteúdo.
A constância é um dos primeiros passos a ser dado, visto que ela é responsável por aumentar o engajamento. O indicado é publicar um ou dois posts por semana para começar a aparecer para o seu público-alvo.
O cuidado com o conteúdo e a forma de entregá-lo também é um ponto a ser levado em consideração. Um post com conteúdo que atende seu público-alvo e conta com uma linguagem acessível tem muito mais efeito do que um elaborado com uma linguagem muito jurídica e rebuscada. Isso acontece porque a comunicação eficaz é justamente aquela que é facilmente compreendida e não a que é “bonita”. Com essa técnica, mais pessoas podem acessar o seu conteúdo e o escritório tende a ser mais valorizado pelos algoritmos das redes, o que traz mais relevância à sua página, aumenta o seu alcance e, consecutivamente, faz com que você apareça na timeline ou no feed dos seus seguidores com mais frequência.
É importante entender que os resultados não aparecem de um dia para o outro, é um investimento a longo prazo. A partir do momento em que a marca estiver consolidada e com uma comunicação alinhada, o usuário entende o conteúdo que é entregue e consome da melhor forma: curtindo, comentando e compartilhando!
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